Pular para o conteúdo
Continua após a publicidade..
Receita de Bolinho Tareco da Vovó

Bolinho Tareco da Vovó

O bolinho tareco é uma receita tradicional da culinária nordestina, especialmente de Pernambuco. É um biscoito doce, de textura macia e saborosa, que pode ser servido como lanche, café da manhã ou acompanhamento de uma refeição principal.

A origem do bolinho tareco é incerta, mas acredita-se que tenha surgido em Pernambuco, no século XIX. A receita é simples e fácil de fazer, e pode ser preparada com ingredientes básicos que você já tem em casa.

A massa do bolinho tareco é feita com farinha de trigo, leite, ovo, açúcar, manteiga ou margarina e fermento em pó. Os ingredientes são misturados até formar uma massa homogênea, que é então frita em uma frigideira antiaderente.

Os bolinhos tarecos ficam com uma cor dourada e um aroma irresistível. Eles podem ser servidos quentes ou frios, com açúcar ou mel.

História do Bolinho Tareco

O bolinho tareco é uma receita tradicional da culinária nordestina, especialmente de Pernambuco. A sua origem é incerta, mas acredita-se que tenha surgido no século XIX.

Existem várias teorias sobre a origem do nome “tareco”. Uma teoria diz que o nome vem do fato de que os bolinhos eram feitos com farinha de trigo de baixa qualidade, que deixava a massa com uma textura áspera. Outra teoria diz que o nome vem do fato de que os bolinhos eram feitos em uma frigideira grande, que era conhecida como “tareco”.

O bolinho tareco era originalmente feito com ingredientes simples e baratos, que eram facilmente encontrados na região nordeste do Brasil. A receita original era feita com farinha de trigo, leite, ovo, açúcar e manteiga ou margarina.

Com o tempo, a receita do bolinho tareco foi sendo adaptada e modernizada. Hoje, é possível encontrar receitas com diferentes ingredientes, como chocolate, coco, frutas ou queijo.

Ingredientes

  • 1 ovo
  • 5 colheres (sopa) de açúcar
  • 1 colher (chá) de manteiga ou margarina
  • 1 pitada de sal
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo sem fermento
  • 1 xícara (chá) de leite
  • 1 colher (chá) de fermento em pó para bolo
  • Manteiga ou margarina para untar a frigideira

Modo de preparo

  1. Em uma tigela, misture o ovo, o açúcar, a manteiga ou margarina, o sal e a farinha de trigo até formar uma massa homogênea.
  2. Adicione o leite e misture até que a massa fique mais líquida.
  3. Acrescente o fermento em pó e misture delicadamente.
  4. Unte uma frigideira antiaderente com manteiga ou margarina.
  5. Com uma concha, coloque pequenas porções da massa na frigideira.
  6. Cozinhe os bolinhos em fogo médio por cerca de 2 minutos de cada lado, ou até dourar.
  7. Sirva os bolinhos tarecos quentes ou frios, com açúcar ou mel.

Dica:

  • Você pode adicionar outros ingredientes à massa, como chocolate, coco, frutas ou queijo.
  • Para deixar os bolinhos mais fofinhos, bata o ovo e o açúcar até formar um creme fofo.
  • Se a massa estiver muito grossa, acrescente mais leite aos poucos, até atingir a consistência desejada.

Rendimento:

Aproximadamente 15 bolinhos.

Conclusão

O bolinho tareco é uma receita simples e fácil de fazer, mas que é sempre um sucesso. É um doce tradicional brasileiro, que pode ser encontrado em muitas regiões do país.

A receita é feita com ingredientes básicos, como farinha de trigo, ovos, leite, açúcar e fermento em pó. A massa é misturada até formar uma consistência homogênea, e depois é frita em uma frigideira antiaderente.

Os bolinhos tarecos podem ser servidos quentes ou frios, com açúcar ou mel. Eles são uma ótima opção para o café da manhã, o lanche ou a sobremesa.

Além de ser saboroso, o bolinho tareco é também uma opção saudável. Ele é feito com ingredientes naturais e não contém conservantes ou corantes artificiais.

Se você está procurando uma receita de doce simples e deliciosa, o bolinho tareco é uma ótima opção. Com certeza você vai se surpreender com o sabor desse bolinho tradicional brasileiro.

Dica extra:

Para deixar os bolinhos tarecos ainda mais saborosos, você pode adicionar outros ingredientes à massa. Algumas sugestões são:

  • Chocolate: adicione 1 colher (sopa) de chocolate em pó à massa.
  • Coco: adicione 1/2 xícara (chá) de coco ralado à massa.
  • Frutas: adicione 1/2 xícara (chá) de frutas picadas à massa.
  • Queijo: adicione 1/2 xícara (chá) de queijo ralado à massa.

Experimente essas variações e descubra o seu sabor preferido!

Gostou desse artigo? Temos muito mais esperando por você, como receitas, dicas para sua saúde, vida saudável, informações de como ganhar dinheiro em casa com Receitas Fitness e muito mais, acompanhe nossa rede sociais (Facebook, Pinterest) e nosso site para ficar por dentro de tudo e não perder nada. Inscreva-se também em nossa newsletter informando seu e-mail.